Pré Escolar

Projeto Sopa de Letras

Ainda estamos nos 5 anos, mas já queremos aprender coisas importantes, como as letras, as palavras e as frases.

Com o projeto Sopa de Letras vamos aprender, a cada semana, coisas novas e interessantes sobre o mundo das letras e dos sons. Vamos ter a ajuda das nossas Educadoras e Auxiliares, mas também da terapeuta da fala e da psicóloga.

Esta semana fizemos uma sopa muito especial: numa panela, juntámos letras que andavam perdidas, pusemos ao lume e mexemos muito bem. Como que por magia, as letras juntaram-se e formaram palavras, e essas palavras construíram frases. Sabem o que foi mais divertido? Com as frases que fizemos conseguimos descobrir o fim da nossa história!

5 anos A e B

Diário de uma educadora (na verdade é de seis) em confinamento

Ligar o computador às 10h para abrir tudo o que é necessário para estar online às 10h30. Dar um jeito ao cabelo, colocar um sorriso e clicar em "participar". Nem é preciso esperar, já lá estão, ansiosos por tudo aquilo que lhes podemos levar via ecrã, à distância, sem toque, mas com muita alegria para dar.

Requisitos para esta árdua tarefa de impedir que desapareçam da frente do ecrã:

- Sorriso na cara

- Energia positiva

- Capacidade de discriminar a voz de um com outros vinte e quatro a falar ao mesmo tempo (sim sabemos que existe a opção "tirar o som de todos" mas gostamos de desafios e não queremos ficar mal-habituadas)

- Estar atento, muito atento porque de repente lá vai um a fugir do ecrã, chamar de forma carinhosa e pronto, autorizar a ida ao chichi

- Ser criativo porque estar parado é o pior nestes momentos. Sim, o oposto dos momentos de grande grupo na escola, em que conversamos infinitamente, nós sabemos, mas experimentem falar por um ecrã durante muito tempo com eles e depois conversamos

- Pôr tudo a mexer, literalmente, pedir para irem buscar coisas, fazer jogos de pista, experiências, criar jogos interativos e, no fim, pedir para arrumarem tudo o mais depressa possível para os pais não aparecem no cantinho do ecrã como quem questiona porque é que estamos a contribuir para desarrumar ainda mais a casa

- Fazer de tudo uma magia ou uma surpresa

- Mas, acima de tudo, saber ouvir e observar, se não está a resultar, eles têm razão, é hora de mudar os planos e improvisar

E o que ganhámos com isto tudo? Bem, para além de termos ficado profissionais de informática (pronto, quase profissionais), criámos uma enorme ligação a cada um deles, conhecemos melhor os seus gostos, os seus brinquedos preferidos e as suas casas, devido às visitas guiadas com a câmara a tremer ou de pernas para o ar. E percebemos que conhecemos cada olhar ou expressão, mesmo através de um ecrã.

Terminamos este desafio a acreditar que provavelmente esta é a profissão certa para quem gosta de sorrir, ver sorrir, abraçar, criar, improvisar e fazer da própria casa um estúdio de produção de vídeo!

Educadoras do Pré Escolar



https://www.ext.marista-lisboa.org/
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora