Quem somos...

Os Irmãos Maristas são religiosos leigos consagrados a Deus, que procuram seguir Jesus, tendo Maria como modelo. Vivem em comunidade e dedicam-se especialmente à educação cristã das crianças e dos jovens.

O seu fundador foi São Marcelino Champagnat (1789-1840), um sacerdote francês que nasceu a 20 de maio de 1789, em Marlhes, Centro-Leste da França, em plena Revolução Francesa. Teve uma educação essencialmente familiar, no seio da qual nasceu a sua fé e profunda devoção a Maria.

A 2 de janeiro de 1817, então com 27 anos, Marcelino reúne os dois primeiros discípulos, nascendo os "Irmãozinhos de Maria" ou "Irmãos Maristas". Forma os seus Irmãos, preparando-os para a missão de mestres cristãos, de catequistas, de educadores dos jovens. Marcelino faz desses jovens camponeses sem cultura apóstolos generosos. Sem tardar, começa a abrir escolas e a enviar Irmãos como professores e catequistas.

Em 1836, a Igreja reconhece a Sociedade de Maria e confia-lhe a missão da Oceânia. "Todas as dioceses do mundo entram nos nossos planos", escreve São Marcelino.

Esgotado pelo trabalho, morre aos 51 anos de idade, a 6 de junho de 1840.

Os Irmãos Maristas chegaram a Portugal em 1947, vindos da Província Marista do Brasil Norte.

No dia 13 de outubro desse ano, o Externato abriu portas nas suas primeiras instalações no nº 65 da Rua da Estrela.

No ano letivo de 1953/54, passou a funcionar na Rua Artilharia Um. Em 1989/90, transferiu-se para as atuais instalações, em Benfica.

Além do Externato Marista de Lisboa, a obra marista espalhou-se por vários locais do nosso país. Presentemente, os Irmãos Maristas estão em Ermesinde, Vouzela, Carcavelos e, através da Fundação Champagnat, em Tires e no Bairro da Adroana, no concelho de Cascais.

Atualmente, integra a chamada Província Marista COMPOSTELA, a qual engloba as presenças maristas no Noroeste de Espanha, Portugal e Honduras. São mais de 2000 Maristas a trabalhar apaixonadamente na educação de mais de 15000 crianças e jovens.

É uma província dinâmica, referência na promoção e defesa dos direitos da infância, com consciência ecossocial e que está empenhada em tecer redes para a construção de uma sociedade mais humana e evangélica.

Selo de Qualidade do Modelo de Gestão Marista

No passado dia 4 de março, em Léon- Espanha, o Externato Marista de Lisboa recebeu o Selo de Qualidade do Modelo de Gestão Marista,  marco de referência baseado no modelo de excelência EFQM que descreve os aspetos chave relacionados com uma educação de qualidade.

O Processo

Para conseguir este reconhecimento são trabalhadas seis áreas: direção, animação evangelizadora, gestão pedagógica, excelência na gestão, gestão da tecnologia e gestão económica.

O processo de avaliação inicia-se com a visita de três avaliadores acreditados pela Província Compostela ao colégio que, durante dois dias de trabalho entrevistam os vários líderes e responsáveis do colégio para compreenderem o seu funcionamento. Neste trabalho, faz-se a revisão da documentação, dos processos, das evidências e reúne-se um grupo focal com docentes e não docentes para contrastar toda a informação. As conclusões iniciais são apresentadas à Direção na reunião de encerramento e, à posteriori, envia-se o relatório definitivo que recolhe, para cada uma das áreas analisadas, os pontos fortes e as áreas de melhoria. Além disso, como o trabalho está baseado no modelo de excelência europeu EFQM, partilha-se uma avaliação quantitativa aproximada e referenciada a esse modelo.

Depois da entrega do relatório e em diálogo com a Equipa Provincial da Qualidade, o colégio elabora um plano de melhoria trienal abrangendo três áreas de trabalho e várias ações corretivas para os aspetos que foram menos valorizados. O colégio adquire assim um compromisso com a melhoria contínua por trabalhar com o Modelo de Gestão Marista, uma vez que, a cada três anos será avaliado.

A todos os envolvidos no processo e ao Externato Marista de Lisboa os nossos parabéns!

https://www.ext.marista-lisboa.org/
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora