1º Ciclo
Projeto de Solidariedade do 1º Ciclo
Nunca como hoje, precisamos de escutar, partilhar, acolher e crescer na empatia com o outro. E foi com essa intencionalidade que o 1º Ciclo recebeu a visita da Diretora e da Educadora da Casa da Criança de Tires para uma ação de sensibilização, da qual resultará uma campanha solidária.
Fica aqui o nosso agradecimento à Diretora e à Educadora por terem partilhado connosco tantas histórias da Casa que nos é tão querida.
Professora Rita Navega
O mini ténis vai à escola
O
aluno Martim Januário do 3ºB representou o Externato Marista de Lisboa no
torneio "O mini ténis vai à escola" e está de parabéns por ter conquistado o
terceiro lugar. Como Delegado de Desporto não quis deixar de partilhar este
mérito com a turma, incentivando outros alunos a inscreverem-se nesta
modalidade.
Professora Rita Navega
Visita de estudo ao Planetário
No âmbito do trabalho de projeto "Nós estamos aqui!", as turmas do 3º ano realizaram, no dia 25 de março, a tão esperada visita de estudo ao Planetário da Marinha.
Não só observaram as estrelas e imaginaram figuras no céu, como também viajaram até ao Sol e até à Lua. Ouviram ainda falar sobre as características do planeta Terra e dos outros planetas do Sistema Solar.
Foi uma sessão de muitas emoções só de se imaginarem a viajar pelo espaço.
Professora Rita Navega
Natural Learning no 1º Ciclo
O 1º Ciclo está a iniciar um processo de transformação do seu espaço exterior, baseado nas teorias de Natural Learning (Aprendizagem Natural)
A aprendizagem natural é uma filosofia que engloba duas crenças principais:
- As crianças desenvolvem habilidades e aprendem de acordo com os seus próprios ritmos naturais, e confiamos que cada criança é capaz de aprender no seu próprio continuum e no seu próprio tempo e de maneira única.
- A natureza e o ambiente cuidadosamente executado ao redor da criança fornecem tudo o que as crianças precisam para crescer e aprender com sucesso tudo o que precisam aprender.
Portanto, a aprendizagem natural significa que as crianças estão a aprender na sua própria linha do tempo NATURAL (o que significa que não as pressionamos a aprender coisas antes que estejam preparadas para o desenvolvimento ou forçá-las a fazer tarefas sem sentido que não apoiem um desenvolvimento natural) e dentro do mundo NATURAL (usando a Mãe Natureza e o ambiente doméstico/sala de aula para apoiar as jornadas de aprendizagem das crianças).
Desta forma o EML vai iniciar uma naturalização do recreio (num período mínimo de 2 anos) por forma a trazer a natureza para a escola. O risco consciente será introduzido, ao mesmo tempo que se elimina o perigo.
Nesta fase foram introduzidos pneus, quer soltos para que as crianças experimentem, quer na forma de baloiço, que se juntaram aos troncos que já existiam no nosso recreio.
As crianças vão poder experimentar, mexer e SUJAR-SE ao mesmo tempo que desenvolvem competências que a pandemia veio retirar (quer a nível físico quer a nível social)
Margarida Almeida, Manuel Ataíde, Rita Silva