EcoEscola

Porque é que queremos ser uma EcoEscola?

O desenvolvimento de uma consciência EcoSocial é muito importante no Projeto Educativo dos colégios maristas, pelo que participar no Programa Eco-Escolas da ABAE faz todo o sentido para nós.

O galardão Bandeira Verde é atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) como reconhecimento das boas práticas evidenciadas no que concerne à promoção e divulgação de atividades, ligadas a comportamentos sustentáveis. E há 13 anos que o recebemos.

É uma candidatura anual que recomeça a cada Bandeira Verde recebida.

Anualmente elaboramos um Plano de Ação onde constam objetivos e metas a atingir em 3 temas base (Água, Energia e Resíduos) e em mais 2 ou 3 temas (a escolher entre Biodiversidade, Mar, Floresta, Espaços Exteriores, Ruído, Alterações Climáticas, Alimentação Saudável, Ar, Mobilidade Sustentável, Geodiversidade ou outros que se considerem pertinentes trabalhar).

Neste Plano de Ação surgem, naturalmente, os trabalhos curriculares desenvolvidos nas diferentes disciplinas que abordem os temas a trabalhar, mas também surgem metas que envolvem também a administração, tais como a organização das recolhas de resíduos, a recuperação e substituição de estruturas/equipamentos (vidros, lâmpadas, etc.) de modo que, progressivamente, também o edifício EML se torne mais sustentável.




Um dos pontos altos do nosso Plano de Ação é a Semana Laudato´Si, inspirada na carta encíclica do nosso Papa Francisco e que apela a cuidarmos da nossa Casa Comum. Durante esta semana promovemos diversas iniciativas, todas elas ligadas ao desenvolvimento de uma Ecologia Integral (Debates, reflexões, recolhas solidárias para reutilização útil de materiais, etc.)

Ao longos destes 13 anos de EcoEscola, evidenciámos recolhas mais eficientes de resíduos, temos um edifício mais sustentável e acreditamos ter contribuído para otimizar a consciência EcoSocial da nossa comunidade educativa.

Obrigada a todos!

Guida Dias

https://www.ext.marista-lisboa.org/
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora